Radiossonda resgatada em Itapira – SP

Pois é pessoal ansioso em praticar a famosa “Caça a raposa”, no dia 25/10/2012 resolvi me arriscar nessa aventura.

Na noite anterior foi informado por Demilson Quintão PY2UEP de Bauru-SP, sobre um lançamento que seria realizado no campus da Unesp em Rio Claro, fizemos as previsões e visualizamos que a queda estaria estimada entre Santo Antônio de Posse e Mogi Mirim, próximo ao meu QTH.

O lançamento estava planejado para 10:00 hs., neste dia estive que comparecer a uma reunião com cliente que foi finalizada as 11:45 hs. sai rapidamente e fui para o QTH preparar as tralhas.

Quando cheguei no QTH, acessei rapidamente o site do aprs.fi e através da estação de recepção da Serra da Cantareira SP. (Segue imagem abaixo)

mapa_sonda

Rapidamente preparei uma antena LFA 403 MHz, Icom R-10 e Icom R-3, como o tempo de resgate estava curto, as baterias da radiossonda iriam se esgotar, optei por ir de motocicleta sendo que o previsto para queda era entre Santo Antônio de Posse e Mogi-Mirim e a queda acabou ocorrendo em Itapira aproximadamente 60 km de meu QTH, realizei o trajeto de menor distância possível.

Abaixo segue o mapa de caça a radiossonda.

mapa_sonda2

No início da caça a raposa utilizando o Icom R-10 e antena LFA tinha S3 sem atenuação, quando apontei a LFA para a direita o sinal aumentou para 5 rapidamente comecei a explorar a área mais não obtive êxito e em determinado ponto não obtive mais sinal, cheguei a conclusão que estava fazendo recepção de ondas refletidas.

Seguindo o rumo do qual eu tinha mais sinal caminhei novamente para o lado esquerdo da rua e entrei em um campo que aparentava ter sido uma plantação de cana, ali o sinal ficou fim de escala sem Atenuar, decidi atenuar o sinal e obtive S2~S3 acabei concluindo que a radiossonda não estava por ali.

Prosseguindo a caçada apontei a antena para a esquerda em direção a um Haras com um cercado bem reforçado e sinal subiu de S3 para S4 ~ S5, pensei por um momento que ela poderia estar ali naquele campo mais devido a extensão do campo ser muito grande e ter alguns animais soltos ali seria inviável arriscar um resgate.

Decidi seguir até o final da rua e entrei numa rua de terra a esquerda o sinal subiu bruscamente na ordem de S5 ~ S7, continuei a descida e após caminhar 50 metros o Icom R-10 já tinha fim de escala atenuado. Resolvi que era a hora de alterar o receptor, então configurei o Icom R-3 que conta com 4 poderosos níveis de atenuação.

Configurei o Icom-R3 para o nível 3 e o sinal persistia em permanecer final de escala, aumentei mais um nível e o sinal se estabilizou em S7, prossegui com a caminhada chegando ao final da rua o atenuador não fazia mais efeito e sem antena o sinal era de  S3 ~ S4, bingo ela estava em algum local por ali.

Entrei em um sítio e solicitei ao proprietário para vasculhar a área, em alguns pontos o sinal sumia completamente, resumi que ela não estava por ali, tomei a decisão de voltar a rua sendo que estava perdendo um tempo precioso e ali era o maior ponto de sinal, no sítio vizinho chamei mais fui recebido por um pitbull enfurecido, chamei o proprietário que prontamente me atendeu prendendo aquela fera. rsrsrs

Entrei no sítio e encontrei um resquício de mata atlântica, árvores com aproximadamente 20 metros de altura fiquei pesquisando ali embaixo, horas eu tinha um sinal relativamente forte sem antena, horas o sinal era totalmente cancelado.

Procurei vasculhar o topo das árvores visualmente mais não encontrei nenhum sinal do paraquedas vermelho.

Quando estava em contato com PY2UEP para informar a situação do resgate me deparei visualmente com a radiossonda no chão e o paraquedas preso no topo de um coqueiro, pronto missão cumprida, uma sensação muito agradável recomendo a todos os colegas que queiram praticar “Caça a Raposa”.

Ponto em que foi perdida a comunicação com a estação de rastreamento da Serra da Cantareira, mantida por nosso amigo Junior PY2PE.

ultimoponto

Até o próximo resgate…

Anúncios

2 comentários sobre “Radiossonda resgatada em Itapira – SP

  1. hoje sexta feira 10 de julho de 2015 encontrei um aparelho radiosonda aquí em minha roça em juazeiro da bahia acho que ele caiu ontem a noite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s