Projeto Ícaro 3

Experimentação de recepção de sinais do Projeto Ícaro versão 3 realizado dia 17/03/2013.

O projeto visa como objetivo a exploração da atmosfera pelos radioamadores, tendo como principal responsável o radioamador Demilson Quintão (PY2UEP) de Bauru – SP.

O local escolhido para recepção foi o “Morro do Cristo” em Pedreira – SP, 700 m. de altitude, apróx. 222 km em linha reta com Bauru -SP.

Meu principal objetivo foi rastrear e decodificar os sinais emitidos pela radiossonda Vaisala RS92-SGP embarcada no balão, este equipamento tem como sua principal função capturar dados cruciais do vôo e digitaliza-los em áudio (telemetria), transmitindo esta telemetria em UHF entre (400.15 ~ 405.99 MHz) com apenas 60 mW de potência.

Abaixo a imagem do equipamento e suas respectivas legendas:

radiosonde_vaisala2

(Radiossonda Vaisala RS92-SGP)

  • 1 > Mini antena Quadrifilar Helix QFH (Responsável por captar os sinais de GPS  Latitude – Longitude – Velocidade  – Curso)
  • 2 > Compartimento das baterias (Alimentada geralmente por pilhas AA Alcalinas ou baterias com reação a água). Tensão nominal 9 vdc
  • 3 > Porta para sensor auxiliar (Pode ser utilizada para acoplar um sensor auxiliar de terceiros para que os dados sejam embutidos na telemetria).
  • 4 > Antena utilizada pelo transmissor de UHF.
  • 5 > Sensor de temperatura
  • 6 > Sensor de umidade
  • 7 > Sensor de pressão atmosférica
  • 8 > Interface de programação GC-25. (Utilizada para programar e calibrar a radiossonda em sua unidade de programação da VAISALA).

O experimento também embarcou um repetidor cross-band entrada em UHF saída em VHF mais devido a problemas com o pack de baterias seu funcionamento foi comprometido no início do experimento.

Também foi embarcado um Beacon na banda dos 10 metros em SSB na frequência de  28.218 KHz, do qual funcionou sobre todo trajeto do experimento, perdendo seu sinal logo após o estouro do balão.

Como o experimento durou cerca de 3 horas a bateria da radiossonda se esgotou, quando a mesma estava em processo de queda a uma altitude elevada, em torno de 20.000 mts, inviabilizando a equipe de resgate, pois os sinais de GPS são oriundos deste equipamento.

Veja abaixo um vídeo que gravamos no dia da recepção.

Equipamentos utilizados.
Escuta da Radiossonda 402.600 MHz – (Equip.: Icom R-10 / Antena: LFA 403 MHz).
Escuta do Beacon 10 metros 28.218 KHz – (Equip.: Degen DE1103 / Antena: Degen DE31MS Antena Ativa).
Escuta do Repetidor Cross-Band (Equip: Yaesu FT-2200 / Antena: 1/4 Aquario).

Agradeço aos radioamadores que participaram do experimento.
PU2MIZ – Paulo Lenci
PU2KAK – Antonio Carlos
PU2KDK – Alessandro Turini