Estação de Números

Algum tempo atrás notei algumas transmissões estranhas na faixa de 16 MHz, do qual ouvia uma voz feminina informando uma sequência de números logo após a presença de um sinal digital.

Em primeira instância nem dei muita importância, poderia ser algum feed (transmissão temporária), o tempo passou devido aos contratempos do dia a dia acabei até esquecendo dessa transmissão estranha.

Em um diálogo com um amigo PU2ROG (Rogério), o mesmo me disse que também recebia os sinais e estava pesquisando sobre as famosas estações de números.

Pronto, como todo bom curioso comecei a efetuar minhas pesquisas sobre essas transmissões, e navegando em alguns sites descobri a real finalidade dessas estações broadcasting.

A  principal utilização dessas estações são transmitir informações para agentes de espionagem em campo, coordenar tropas de ataque dentre outras situações. Quando descobri me bateu aquela dúvida, “Tanta tecnologia recente, sistemas de criptografia avançados e os agentes utilizam-se de uma rádio broadcast em Ondas Curtas para transmitir suas informações?”.

Partindo deste princípio parece estranho, pois as broadcasting estão sendo extintas a cada dia devido a dificuldade de recepção em grandes metrópoles, alto custo nos parques de transmissão e baixa quantidade de ouvintes, mais vejamos de outra forma se juntarmos as peças do quebra-cabeça esta alternativa se faz mais segura que outros meios mais sofisticados de criptografia e transmissão de dados seguros.

Em teoria sabemos que os locutores(as) narram as sequências numéricas e que suas vozes são modificadas eletronicamente afim de não serem reconhecidas, essas sequências são mensagens codificadas (transmissão) e decodificadas pelo receptor (espião) usando uma cifra teoricamente inquebrável conhecida como one-time pad.

Esse simples e complexo sistema, torna a execução de uma ação de espionagem 90% segura segundo algumas informações que obtive em pesquisas, não expondo o espião ou colocando a operação em risco, pois o espião utiliza-se somente de um receptor de ondas curtas. O alcance das transmissões em OC  é extremamente amplo chegando a ultrapassar países e continentes com facilidade. Outro fator importante é a rastreabilidade, se o espião estivesse utilizando em suas operações sistemas de transmissão seguro como chamadas telefônicas ou transmitindo dados via internet qualquer agência de inteligência poderia interceptar e rastrear de qual ponto estaria partindo aquela troca de informações colocando a operação toda em risco.

Alguns agentes secretos aposentados da espionagem americana revelaram em uma publicação que essas estações fazem parte de um complexo sistema de espionagem controlada pelo governo, em contra partida alguns governos alegam não terem vínculos com essas estações e desconhecem que são utilizadas para operações coordenadas por instituições governamentais.

Um pouco mais sobre as estações de números

As primeiras transmissões das misteriosas estações de números foram ouvidas por rádio-escutas em meados dos anos 60 e a partir dos anos 80 veio a calhar com maior popularidade, devido a popularidade e facilidade de aquisição de equipamentos de recepção banda corrida que recebiam de 1.8 MHz até os 30 MHz sem interrupções.

Alguns radio escutas relatavam na época que a finalidade destas transmissões eram parte de um projeto secreto para comunicar-se com OVNIS (naves espaciais, objetos voadores não identificados), logo após houve um consenso na qual estas transmissões seriam mensagens criptografadas utilizada por agências de espionagem e inteligência.

Como essas estações tem finalidade de operações importantes, geralmente estão instaladas em locais de difícil acesso e não são divulgados, sendo assim radio escutas e radio amadores curiosos, utilizaram técnicas de radiogoniometria para descobrir a localização das transmissões, duas estações estão instaladas na Alemanha, além de terem sido descobertas estações no Nicarágua, Cuba e Russia.

As “Estações de Números” estão em um range de 2 MHz ~ 26 MHz, essas estações transmitem a todo momento , mais o momento de maior atividade ocorre entre 00:00 UTC até as 08:00 UTC.

The Buzzer – A Cigarra

A Cigarra é uma estação que transmite na frequência de 4.625 KHz, a mesma é identificada como UVB-76 (às vezes sinalizadas por UZB-76 ou MDZhB), esta estação foi apelidada pelos seus ouvintes de “A cigarra” pois transmitia um som vibrante que tinha duração de 8 décimos de segundo até 3 segundos e repetia-se num intervalo de 21 a 34 vezes por minuto, durante todo turno diário. Esporadicamente o sinal vibrante é interrompido e surgem vozes ao fundo, como se fosse feita uma transmissão utilizando microfone aberto, (captando áudio acidentalmente ou não). Poucas vezes foram captadas vozes mais elas estavam sempre abafadas. No dia 03/11/2001 foi transmitido a seguinte frase: “Eu sou o 143. Eu não recebi o oscilador. Esse material vem da sala de hardware.”

A segunda atividade ocorreu no segundo semestre de 2010, normalmente são vozes em idioma russo, pelo menos sete mensagens foram ouvidas num intervalo de 20 anos de escuta não contínua. Algumas mensagens abaixo:

Ya UVB-76, Ya UVB-76. 180 08 BROMAL 74 27 99 14. Boris, Roman, Olga, Mikhail, Anna, Larisa. 7 4 2 7 9 9 1 4.

Também existem outras rádios identificadas como E11 e E25, elas estão sobre investigação a um longo tempo, ninguém jamais conseguiu localizar essas transmissões, até mesmo o governo russo declarou não ter envolvimento e desconhece a atividade das mesmas.

Segue abaixo um vídeo demostrando o sinal da UVB-76 (The Buzzer)

Recomendo a vocês que assistam o filme “The Numbers Station”, trailer abaixo:

Até o próximo post. Abraços

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s