Automatização e Monitoramento com Arduino Parte 1

Boas novas pessoal, este é o primeiro post de uma série, do qual vou documentar minha experiência com ARDUINO, (um microcontrolador de baixo custo e de fácil manuseio).

Tudo começou quando recebi de presente do amigo PY2PE (Junior), um Arduino Uno R3 e um Shield Ethernet (permite conectar o arduino em uma rede TCP/IP) dentre outros Shields e acessórios.
Devido aos contratempos e compromissos do dia-dia, acabei deixando os equipamentos engavetados por alguns meses.

Passado tempo eu e minha esposa, resolvemos fazer uma reforma no QTH, decidi fazer um espaço dedicado a central de controle de toda casa, neste local está instalado meus servidores, computadores, câmeras de CFTV , fontes e baterias (Shack) visando centrar os equipamentos em um local discreto evitando a desorganização pela casa e aumentando a segurança da mesma, já que agora sou pai de (primeira viagem), e logo meu filho estará andando pela casa toda, então melhor não facilitar para o “anjinho”.

Neste meio tempo surgiu uma ideia de automatizar alguns processos e monitorar algumas situações da residência, como sabemos um projeto de automação residencial nem sempre se encaixa no orçamento de todos, além de ser uma situação trabalhosa e custosa nunca poderemos ter o prazer de personalizar e implementar novas opções conforme nossas necessidades, por isso optei por utilizar este arduino já que dispunha para desenvolver uma solução de baixo custo.

Confesso que dediquei muito tempo para solidificar o resultado final que vou apresentar com fotos, vídeos e posts no futuro, como não sou nenhum expert em eletrônica muitos dos circuitos podem ser aprimorados, somente vou expor o que trabalhei com esforço árduo e ajuda de alguns amigos.

Resumo do projeto

O projeto subdivide-se em 3 partes, sendo elas:

  1. Catalogar as informações para obter resultados posteriores, gerar gráficos e obter posição real das operações monitoradas. Para catalogar os dados optei por realizar uma integração com o nagios, famoso sistema de monitoramento grátis, presente em grandes corporações.
  2. Acessibilidade, foi um ponto que tratei com prioridade neste projeto, pois gostaria de poder acionar, monitorar e ler estado dos dispositivos em qualquer lugar que eu esteja. Optei por desenvolver um aplicativo específico para a plataforma Android (Monitoramento / Acionamento / Desligamento), no caso de falha do celular, desenvolvi uma interface em WEB / PHP (compatível com a maioria dos navegadores) para comandar o sistema de um computador pessoal.
    Também desenvolvi um sistema de voice recognition (reconhecimento de voz), que utilizo na central de controle do QTH, (Monitorando  / Acionando / Desligando) por comandos de voz.
    E por último resolvi também adicionar um controle remoto IR (Infravermelho) como backup para acionar e desligar as principais funções, em caso de problemas com rede e outros.
  3. Monitoramento, como o arduino  tem disponível 6 portas analógicas decidi monitorar a tensão AC das fases pois meu QTH é bi-fásico, a tensão AC de saída do Nobreak ligado ao servidor, a tensão DC da bateria do nobreak, a temperatura da  sala de controle e a temperatura do rack do servidor, assim tenho posições reais de como estão todos esses dispositivos em meu celular a qualquer momento, também desenvolvi um aplicativo windows que monitora os sensores em tempo real e exibem em uma interface para consulta rápida.

Segue abaixo um mapa representando as portas utilizadas e as funcionalidades implementadas em cada uma delas.

pu2vlw_mapa_arduino(*) Acionamento do rele que interrompe a carga da bateria enviada pelo nobreak, pois a bateria está compartilhada com outros dispositivos.

Por hoje é só pessoal até o próximo post… 🙂

Anúncios

6 comentários sobre “Automatização e Monitoramento com Arduino Parte 1

  1. Olá Vinicius,
    Parabens ótimo trabalho! Você poderia enviar os códigos do arduíno? gostaria de implementar também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s