Dongle RTL-SDR ficando sem sensibilidade de recepção

Olá pessoal, venho através deste post discutir um tema que provavelmente é de conhecimento da grande maioria de usuários que utilizam os dongles RTL 2832 / Elonics 4000 ou R820T, mais alguns usuários ainda desconhecem este fato.

Tudo começou quando recebi meu primeiro dongle um RTL 2832 / E4000 (foto abaixo), de um grande amigo Junior PY2PE, fiquei encantado com a capacidade de recepção que abrange a faixa de 52 ~ 1700 Mhz, com alguns gaps (intervalos sem recepção), desembalei ele rapidamente, espetei na USB e fui logo instalando o brinquedinho.

dvbt

Dongle RTL 2832 / E4000

Na época (me recordo bem), o processo de instalação era complicado, era necessário a instalação de vários softwares, bibliotecas dlls e o software utilizado para SDR era o HDSDR, que convenhamos exigia muitos recursos de hardware, muito diferente de seu concorrente atual SDR# (SDRSharp) que se comporta muito bem em qualquer CPU Intel Pentium 4.

O dongle vem equipado com uma pequena antena (foto abaixo), destinada a recepção de sinais digitais no padrão DVB-T (padrão Europeu de TV Digital), porém para recepção de sinais de VHF / UHF que seria o principal objetivo, está antena não possui um ganho favorável.

antenadvb

Antena fornecida com o dongle

Como todo radioamador querendo tirar máximo proveito do equipamento, providenciei uma ligação em uma Comet GP-9. De início a recepção do equipamento, melhorou da “água para o vinho” mesmo utilizando cabo coaxial 50 ohms, já que sabemos que o dongle opera com impedância de 75 ohms, cheguei escutar estações a longa distância em VHF e UHF.

Passado algumas semanas percebi que o dongle estava com dificuldades de escutar sinais de cidades vizinhas que quando recebidas em um receptor de VHF os sinais eram da ordem de final de escala, utilizando a mesma antena, esse fato só foi agravando a cada semana que passava, meu dongle estava ficando mais “surdo”, mais ainda tinha alguma recepção em FM comercial.

Um certo dia esqueci de desligar o cabo da antena ligado ao SDR, acabei saindo para realizar as tarefas e afazeres do dia a dia, me recordo que neste dia ocorreu uma forte tempestade com algumas incidências de descargas elétricas.

Retornando ao QTH, ao utilizar o SDR, para minha surpresa o mesmo já não tinha nenhuma recepção, desconhecendo o fato fiz todo o procedimento de instalar em outro computador, mudar de antena dentre outros testes.

Foi quando comentei com o amigo Luciano (PU2OAL Ourinhos-SP), que tinha em mãos um dongle RTL2832 sem recepção e esquentando de forma demasiada. Para minha surpresa Luciano, também relatou que dispunha de um equipamento com o mesmo problema idêntico ao meu.

Resolvi fazer uma varredura na internet, para encontrar a verdadeira causa deste mistério, pois naquela ocasião não havia muita documentação sobre o RTL 2832, mas acabei encontrando em um site russo que não me recordo a fonte que alguns dongles chineses não possuíam um diodo de proteção na entrada de antena, qualquer surto, fenômenos naturais, eletricidade estática provinda da antena externa ou apenas o simples gesto de conectar a antena e tocar com as mãos no conector era o suficiente para danificar a recepção do equipamento.

Portanto fica a dica aos colegas que quando solicitarem equipamentos deste tipo em sites como eBay, DealExtreme ou até mesmo no Mercado Livre, verificar antes de utilizar se o diodo de proteção está presente. (Apesar de ser um equipamento de baixo custo, alguns colegas tem certas dificuldades em adquirir, somado ao tempo de espera quando adquirido em sites internacionais).

Abaixo seguem imagens do dongle com e sem o diodo de proteção, muito fácil de ser identificado.

SEM-DIODO

Dongle sem diodo de proteção contra ESD

COM-DIODO

Dongle com diodo de proteção contra ESD

Caso você adquira um dongle verifique primeiramente se ele está protegido contra eletricidade estática (dongle com diodo na entrada da antena), caso não esteja protegido  recomendo que utilize o diodo SMD BAV99, que pode ser adquirido com facilidade no eBayFarnell Newark ou Mercado Livre.

Também recomendo os produtos do e-commerce NooElec, que todos os dongles são de ótima procedência e já estão protegidos contra ESD.  (Pessoal apesar dos preços praticados pelo NooElec, as vezes é muito acima do normal se comparado ao eBay, mais vocês terão a certeza que não vão estar adquirindo “gato por lebre”).

Bom deixei meu relato sobre esse dispositivo de baixo custo fantástico, faço um adendo aos colegas que adquiriram o equipamento  sem proteção e acabaram passando por essa situação que passei, por puro desconhecimento alguns até desanimam e dizem que nunca mais irão utilizar, não desanimem colegas.

Fica a dica experimente os modelos da EZ 667,668 ou R820T, verão que são muito sensíveis a recepção, causando um resultado muito satisfatório devido ao custo / benefício. Pense você estará investindo em um scanner “caseiro” de baixo custo que pode ser utilizado para uma infinidade de aplicações.

E para os colegas que possuem equipamentos que foram danificados por eletricidade estática, não joguem seus equipamentos no lixo, com pouco de habilidade e paciência esses equipamentos poderão ser convertidos em um receptor de HF 0~30 Mhz no modo  Direct Sample Mod, (amostragem direta).
Aos interessados deixo o link abaixo, com mais detalhes da modificação.

http://superkuh.com/rtlsdr.html#directsample

Bom pessoal, até o próximo post…

Anúncios

4 comentários sobre “Dongle RTL-SDR ficando sem sensibilidade de recepção

  1. olá Vinicius, Qualquer receptor de tv digital USB serve para captar esses sinais de rádio e usa-lo junto à ao SDR sharp?
    parabéns por seu blog instigante e esclarecedor !!

    • Olá Fernando, tudo bem ?
      Os receptores de TV que dão certo para sintonizar sinais de rádio são os modelos que possuem o controlador Elonics E4000 ou Rafael R820T, são os recomendados.
      Acesse o link a baixo e veja um comparativo entre as versões que são compatíveis.

      http://sdr.osmocom.org/trac/wiki/rtl-sdr

      Abçs. Fico muito grato que tenha gostado do blog, tentarei sempre abordar os assuntos da forma mais simples possível.

  2. Peço informações;tenho dongle Rtl sdr,mercado livre azul, quero saber qual a antena que devo adquirir ou fábricar em casa,pra usufruir dos maiores recursos possíveis em Rádio Esculta em geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s