Automatização e Monitoramento com Arduino Parte 2

Olá pessoal, estarei dando continuidade nesta série de post’s sobre automatização de baixo custo utilizando Arduino.

Neste post estarei realizando um apanhado geral do funcionamento do projeto para documentar os principais componentes utilizados e as funções desempenhadas por eles.

1- Arduino UNO R3
Começaremos pelo componente principal do sistema de automatização um Arduino Uno
R3, (imagem abaixo).
Este hardware é responsável por gerenciar todas as leituras do nosso sistema de monitoramento e executor das ações de automação.

arduino

Para quem desconhece, ARDUINO é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, controlada através do microcontrolador ATMEL AVR, possuí suporte de entrada / saída de sinais em estado lógico, também um conversor ADC (Analog / Digital Converter) converte sinais analógicos em digitais, utilizando linguagem de programação simples baseada em C/C++.
Destinado aos usuários amadores, que não possuem experiência com microcontroladores e circuitos sofisticados, munido de uma saída USB facilita a recuperação de leituras das portas digitais e analógicas.
Também possui uma série de Shields (módulos adicionais de hardware que não acompanham o arduino).
Os shields encaixam-se na base do arduino expandindo sua funcionalidade. (exemplo Modem GSM, Adaptadores Wireless, Bluetooth dentre outros módulos).

2 – Shield Ethernet ENC28J60 RJ45 Webserver

É um módulo (shield imagem abaixo) que permite ao ARDUINO interagir com uma rede padrão TCP/IP, decidi utilizar este shield, devido a facilidade do mesmo interfacear um endereço de IP em minha rede, e dispor de um web server do qual alimento as informações que são recuperadas e processadas pelo arduino e podem ser acessadas pela internet com facilidade. (Evitando uso da porta USB e um PC para efetuar a comunicação e execução de comandos).

shield

Dispondo destes equipamentos em mãos já é possível executar o mesmo projeto que estou documentando nesta série de posts.

Como adquirir os equipamentos

Devido ao sucesso e popularidade do Arduino e dos Shields, é possível encontrá-lo em sites como Laboratório de Garagem (http://www.labdegaragem.org/loja/), Mercado Livre, Ebay dentre outros. Confesso que no Brasil os revendedores praticam alguns preços abusivos, provavelmente devido a impostos e encargos pagos. Para os mais pacientes recomendo que comprem pelo Ebay, apesar da entrega demasiadamente demorada você irá investir bem menos dinheiro do que adquirindo aqui no Brasil.

Resumo de funcionamento do projeto

Segue abaixo um vídeo demonstrando alguns componentes já em funcionamento do projeto. O vídeo está documentado em 8 capítulos, segue abaixo o índice:

  1. Introdução.
  2. Painel Elétrico (Local de hospedagem do projeto).
  3. PU2VLW – Voice Control  (Comandos de Voz, demonstrações de acionamento e recuperação de estados por voz).
  4. Resumo dos equipamentos envolvidos disponíveis em minha sala de controle.
  5. PU2VLW – Monitor Control (Monitor exibindo as informações em tempo real do projeto).
  6. PU2VLW – Control for Android (Resumo do aplicativo desenvolvido para comandar o projeto via plataforma android).
  7. Backup Controle Remoto IR (Demonstrando as funcionalidades do sistema de backup através de um controle remoto convencional infravermelho).
  8. Considerações Finais.

Agradeço a todos os amigos que colaboraram, em especial ao PY2PE (Junior) e ao (PY2UEP) Demilson, no próximo post irei abordar a construção dos sensores de AC (Corrente Alternada).

Para quem ainda não visualizou o primeiro post desta série segue o link abaixo.
https://pu2vlw.wordpress.com/2013/06/22/automatizacao-e-monitoramento-com-arduino-parte-1/

Bom pessoal por hoje é só até a próximo post.

Anúncios

7 comentários sobre “Automatização e Monitoramento com Arduino Parte 2

  1. Ola Vinicius! Assisti o video. Show de bola. Excelente trabalho. Sou eng civil e trabalho desenvolvendo projetos de instalacoes para edificacoes em geral. Ja tive oportunidade de executar e projetar alguns trabalhos voltados para receber automacao. Aqui em Fortaleza basicamente se destacam duas empresas no segmento, e a HABITAT e a NEXO. Conheco os donos das duas empresas e ja os expus a seguinte pergunta: Por que a automacao ainda nao esta mais acessivel para os lares dos Brasileiros? Ambos os donos tiveram respostas semelhantes e afirmaram que e inviavel, nao atrativo, e nao rentavel, automatizar uma simples residencia. Nao conformado com essa resposta comecei a pesquisar sobre o assunto e ja vi varios produtos e solucoes, contudo, quase todos muito caros. Penso que o arduino pode seim ser uma solucao, porem, e preciso ainda de um melhor acabamento e software que encante os olhos do usuario. Acredito que voce esta no caminho certo. Nao sei se ajudarei ou serei pentelho, mas tenho algumas perguntas a fazer:
    Basicamente, para cada equipamento (tomada, interruptor e etc) e preciso usar um rele shield. Voce acha que seria possivel colocar esse rele dentro de uma caixa de pvc 4×2 instalando a um “acess point tplink” ao mesmo tornando possivel a comunicacao entre o rele e arduino via wi-fi? Isso viabilizaria uma instalacao sem quebra-quebra.
    Voce acha que podemos controlar cortinas, cenarios de iluminacao, ar condicionado e etc atraves de uma unica interface no tablet ou smartphone, como e feita nos sistemas de automacao mais sofisticados?
    Por onde sai a voz da mulher que confirma os seus comandos de voz? Como conseguiu essa gravacao? rs

    Aguado

    Grato

  2. Excelente projeto. Muito completo. Estou começando a mexer com o Arduíno e gostaria de saber se é possível comprar este projeto para fazer minha própria implementação?
    William

  3. boa tarde, estou tentando montar um projeto similar para uso em uma torre de transmissão de dados, link de internet, onde gostaria de ler medidas de tensão de entrada de energia AC, tensão de saida da fonte no-break, tensão na bateria, temperatura, pressão atmosferica, alem de saida para ligar e desligar equipamentos.
    se voce puder disponibilizar o codigo do arduino e da pagina PHP, ficaria grato. meu ramo de atuação é na area de eletronica, sistemas de energia solar e rede, na area de automação e arduino sou iniciante espero que possa me ajudar um pouco.

  4. Excelente teu projeto cara. Reparei que é um post de 2013.
    Estou começando a brincar com Arduino agora jan/2016, primeiro contato. E depois deste vídeo me empolguei muito com as possibilidades de uso dessa plataforma.
    Parabéns cara… Realmente um ótimo trabalho.
    Já está nos meus favoritos.

    Abraço.
    Endrigo / Porto Alegre-RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s