DX VHF 29/08/2013 – 146.540 MHz – PU2VLW e PU2OAL

Boas novas pessoal, estava trabalhando em meu escritório, que está uma distância de 25 KM de meu QTH, atarefado como de costume, quando o amigo Luciano PU2OAL de Ourinhos-SP me relata que a propagação de VHF estava escancarada, esse nosso amigo é munido de 2 quadras de 7 elementos cofasadas.

Como todo bom radioamador, mantenho uma simples estação SDR (Software Defined Radio) para uso remoto, composta por um RTL 2832 e uma antena 2x 5/8 e um LNA, rapidamente conectei no meu receptor remoto pelo software SDR-RADIO e escutei muito bem os sinais de PU2OAL, numa ordem constante de S7 à S9.

Como forma de comunicação rápida, mantenho uma função em UHF <-> VHF (ida e volta), e estava com HT no escritório, (detalhe me lembrei que o rádio responsável pela função estava desligado), mais isso deixou de ser problema, pois com meu projeto de automação com ARDUINO, rapidamente envie um comando para acionamento dos rádios e pronto, em questão de 2 segundos o transceptor já estava acionado.

A função estava com 25 watts, ligados a uma Comet GP6, que está aproximadamente 1,8 metros do telhado, antena mais baixa que tenho em meu QTH, pois não é que a função funcionou e proporcionou um contato de 307 KM, (Antena <-> Antena).

Mesmo não estando no meu shack, fechamos o contato na madrugada do dia 29/08/2013 02:35:00, segue abaixo os dados referenciais do contato.

dxpu2vlwpu2oal_1

Medição em linha reta da distância (307 KM), entre Santo Antônio de Posse – SP (PU2VLW) a Ourinhos – SP (PU2OAL)

dxpu2vlwpu2oal_2

Medição Altimétrica referenciando Santo Antônio de Posse – SP a Ourinhos – SP (Obstáculo de aproximadamente 765 metros em Botucatu – SP, segundo as referências do Google Earth, Luciano (PU2OAL) está aproximadamente a 492m de altitude e meu QTH está a 644m de altitude.

Veja abaixo o vídeo postado pelo amigo Luciano no youtube.com, comprovando o contato.

Portanto, fiquem atentos a propagação está favorável as frequências de UHF e VHF.

Até a próxima, forte 73 a todos e TKS ao amigo Luciano (PU2OAL).

3 comentários sobre “DX VHF 29/08/2013 – 146.540 MHz – PU2VLW e PU2OAL

  1. ola Vinicius gostaria de saber se em sua região a algum amigo que monta quadra cubica de vhf pois esto a procura de alguem que monte tks de PU1MIL

    • Bom dia Carlos Henrique, infelizmente aqui pelas proximidades não conheço.

      Mais entre em contato com o PU2OAL (Luciano Miguel Diniz) de Ourinhos-SP, ele sabe uma pessoa que fabrica. O skype dele é pu2oal.
      Forte 73 de PU2VLW.

      • OK VALEU EU JÁ FALEI COM ELE MAS O COLEGA DELE QUE MONTA ESTA MEIO PARADO COM AS MONTAGENS POIS ESTA COM DIFICULDADES DE CONSEGUIR MATERIAL PARA MONTAR OS QUADROS EU TO PROVIDENCIANDO O MATERIAL NECESSARIO E VOU ENVIAR PRA ELE
        TKS E BOMS DX

Deixe um comentário

