Automatização e Monitoramento com Arduino Parte 6 – Hardware – Instalação de Drivers

Olá pessoal, dando continuidade em nossa série de post’s sobre automatização de baixo custo utilizando Arduino.

Neste post estaremos abordando o funcionamento básico do hardware ARDUINO em específico a versão Uno R3, e como fazer a instalação dos drivers.

Sobre o hardware Arduino R3 UNO

Como já abordado em post’s anteriores, o ARDUINO é uma plataforma destinada a prototipagem eletrônica de hardware livre do qual utiliza um microcontrolador ATMEL AVR de 8 bits, utilizando linguagem de programação derivada do C/C++, o principal objetivo do ARDUINO, é promover experiências a amadores e iniciantes em eletrônica, pois dispensa a construção de softwares utilizando linguagem Assembly e complexos gravadores.

Composto por uma entrada USB, e um conversor USB <-> SERIAL (Converte os sinais da USB em formato de uma porta serial), pode ser utilizado para prototipagem de objetos interativos e comunicação serial com computador host.

Dispõe de 6 portas analógicas e 13 portas digitais que funcionam como interruptores de estado lógico binário (1 ligado) – (0 desligado), das 13 portas digitais 6 estão equipadas com controle de PWM (Modulação por largura de pulso), sinalizadas na placa pelo sinal de (~), conforme imagem abaixo.

PWM - Arduino(Portas equipadas com PWM – Controle de Modulação por Largura de Pulso)

O PWM pode ser utilizado no ARDUINO, como sintetizador de áudio, controlador de receptor infravermelho dentre uma infinidade de aplicações.

Também possui um regulador linear de tensão de 5 volts e um cristal de 16 MHz, e seu microcontrolador dispõe de um bootloader que facilita a gravação de dados em sua memória flash, dispensando o uso de gravadores de chips externos.

É possível implementar módulos adicionais que incrementam o ARDUINO, os famosos shields, hoje no mercado existe uma vasta gama de dispositivos como adaptadores Ethernet LAN, Wireless, Bluetooth, Sensores, Motores de Passo, etc.

Instalação de drivers

A instalação dos drivers é algo simples, irei abordar somente a instalação na plataforma Microsoft Windows 7.

 Prepare seu ARDUINO, e o cabo USB fornecido com o dispositivo.

Arduino USBUSBCable

 Baixe a última versão da IDE (Release) do ARDUINO, para plataforma Windows, clicando aqui. (Recomendo o download do arquivo Windows (ZIP Files).

Logo após o download do arquivo, faça a extração do mesmo mantendo a estrutura de diretórios e arquivos originais. Conecte o cabo na porta USB do ARDUINO em seguida, conecte na USB do computador, siga os processos abaixo.
Dica: Clique nos itens dos processos para ampliar.

Por hoje é só pessoal, no próximo post iremos abordar o processo de configuração da IDE de desenvolvimento, e a explicação de alguns comandos básicos de programação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s