Decodificando sinais DMR/MOTOTRBO, utilizando SDR e DSD 1.6

Olá pessoal, neste post irei abordar um assunto, que várias pessoas já me perguntaram. “Como faço para decodificar frequências de serviços que estão digitalizadas“. Nós sabemos que em um futuro breve toda a faixa destinada aos serviços públicos e privados serão definitivamente digitalizadas. Ouvi dizer (pode ser boato..rsrs) que rege uma norma expedida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), da qual tem como requisito, em que todos os licenciamentos de estações do serviço público ou privado, (sejam licenciamentos novos ou expirados em processo de renovação), tem por obrigatoriedade que os equipamentos e repetidores adotem um padrão digital como APCO-25, MOTOTRBO, IDAS dentre outros. Há disponível na internet um software chamado DSD (Digital Speech Decoder), com versões para linux e windows, que tem como principal finalidade a decodificação desses sinais digitalizados. Já tenho conhecimento deste software a alguns anos, inclusive já decodifiquei uma transmissão em APCO25 (Phase 1). Tecnologias suportadas atualmente pelo DSD

  • APCO-25 Phase 1
  • ProVoice EDACS Digital voice
  • X2-TDMA – Padrão Motorola, utilizado para segurança pública, utiliza um misto de APCO25 e DMR
  • DMR/MOTOTRBO – Digital Mobile Radio Standard (Padrão mais utilizado no Brasil)
  • NXDN – Velocidade de 9600 baud (12.5 kHz) largura de banda. NEXEDGE 4800 baud (6.25 kHz) largura de banda NEXEDGE/IDAS.

Tecnologias em estado de implementação, testes e desenvolvimento

  • APCO-25 Phase 2 – Tecnologia não implementada, mais suportada pela biblioteca mbelib.
  • OpenSky – Parcialmente compatível com a biblioteca mbelib.
  • D-STAR – É possível decodificar os frames de mensagens das transmissões, não é possível decodificar voz, pois utiliza o padrão de codec AMBE proprietário, não sendo possível acesso a nenhuma documentação para estudo. É possivel decodificar voz neste modo utilizando um DVDongle.

Tipos de modulação suportadas

  • C4FM
  • GFSK / GMSK
  • QPSK somente LSM

O software pode ser baixado clicando aqui, e todo procedimento para instalação em linux ou windows pode ser extraído no link acima. Experiências com o software DSD Alguns amigos já me falaram, “esse DSD não funciona, não escuto nada, tudo que escuto é um áudio ilegível e picotado”. Engano de quem pensa assim, admito que o procedimento para funcionamento é um pouco complexo e que muitas pessoas acabam desistindo por esse fator. Mais posso dizer que entre mortos e feridos, se cada detalhe for configurado corretamente, conforme o sinal que deseja decodificar, posso dizer que você terá uma chance de 70% de êxito. Alguns colegas me questionam, quais configurações devo adotar, e muitas vezes acabo ficando sem resposta, acabo usando o seguinte termo: (Fotografia, se você quer obter uma fotografia linda, com boa definição e que encante as pessoas, com toda certeza não é no modo AUTOMÁTICO da sua câmera que você vai conseguir, mesma coisas ocorre com DSD, no modo automático ele não decodifica quase nada ou praticamente nada em meus testes). Portanto façam gravação da portadora que desejam decodificar, pesquise na internet, compare os padrões e tenho certeza, que você vai encontrar os parâmetros de configuração para o DSD. No vídeo abaixo obtive 90% de êxito em decodificar todos os sinais que estavam disponíveis no espectro, ressalto que cada um com uma característica de configuração diferente do outro, como meu principal objetivo é o DMR, somente decodifiquei emissões neste formato, fiz várias escutas em várias frequências em VHF e UHF todas com sucesso. Diagrama e Equipamentos utilizados Segue abaixo o diagrama dos hardwares / softwares utilizados para decodificação.

Diagrama DSD O sinal da antena é injetado no RTL-SDR E4000, (optei por utilizar este pois tem melhor sensibilidade nessas faixas, do que o concorrente R820T), é processado pelo front-end SDR#, que converte os sinais complexos de I/Q, e entregam o áudio da frequência recebida na Interface de Som USB. Após esse processo utilizo um cabo P2 Stereo, retirando o sinal de áudio pelo conector Speaker da interface USB, e entrando no conector MIC IN da interface on-board. Feito esse processo sinalizo no windows como padrão de gravação o MIC IN da interface on-board e o padrão de reprodução o Speaker, também da interface on-board. Deste modo o DSD recebe o sinal pelo MIC-IN, decodifica e entrega no Speaker da interface on-board que está ligado o alto falante.

Obs.: Venho salientar que não utilizo V.A.C (Virtual Audio Cable) nem Virtual Cable ou derivados, pois muitos processos estão sendo executados pelo CPU do PC, criar um dispositivo virtual seria algo mais para atrapalhar, portanto opte sempre por fazer via hardware utilizando 2 interfaces.

Sobre o vídeo que estava postado neste artigo.

Fui alertado por um amigo que o conteúdo do vídeo, estava infringindo algumas determinações da nossa constituição, devido ao fato, acabei retirando o vídeo do ar, pois o intuito desde post é o estudo das tecnologias e não é de minha índole cometer nenhum tipo de crime ou infração. Peço desculpas a todos.

Decode DSD

Bom pessoal, façam seus testes o DSD realmente funciona, em breve vou iniciar testes nos demais padrões.
Forte 73 a todos de PU2VLW.

Anúncios

13 comentários sobre “Decodificando sinais DMR/MOTOTRBO, utilizando SDR e DSD 1.6

  1. Parabéns Alexandre, o tema é fascinante e estou inclinado a experimentar com paciencia como voce muito bem sugere, este é um segmento do radioamadorismo que gosto muito.

  2. Sou radio do cidadão no RJ (PX1W7580) sempre curti radioescuta das outras faixas, se incomodaria de publicar fotografias da sua montagem? O diagrama ajuda, mas fotos reais seriam mais claras, não sou radioamador mas gosto de aprender, principalmente com quem domina a técnica.

  3. Ola Vinicius muito legal essa matéria sou radioamador desde 1994, sempre trabalhei na area da segurança privada e sempre gostei de corujar policia e bombeiro entao parabens pela materia .

    Ass.
    Ezio Silva
    PU2 SLK
    AGUAI SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s