Visualizando sinais de satélites com RTL-SDR

Olá pessoal, neste post abordaremos como utilizar um receptor de TV via satélite e um dongle RTL-SDR, para visualizar / analisar, sinais de satélite.

Nesta experiência optei por utilizar o StarOne C2 que está a 70º Oeste e as frequências de banda C, da qual dispõe de algumas emissões no formato analógico e outras em formato digital.

Funcionamento básico do experimento

O experimento consiste em receber sinais do satélite, utilizando um receptor de TV via satélite para controlar o LNB (Low Noise Block-down-converter), enviando as tensões de 13v (polarização vertical) / 18v (polarização horizontal), tensões necessárias para controlar as polaridades, e receber os sinais já convertidos para banda L, na faixa de 950 MHz ~ 2.200 MHz.

A maioria dos receptores possuem uma saída descriminada como IF Out ou Loop Out, da qual está ligada diretamente a FI (Frequência Intermediária) do receptor, desta saída vamos extrair o sinal para a entrada de antena do RTL-SDR, e assim poder utilizar o SDR# para visualizarmos o espectro do satélite que está sendo captado pelo receptor de TV via satélite.

Diagrama geral do experimento

Diagrama RTL / Satélite

Utilizamos a conexão LNB In para alimentar o LNB, que recebe os sinais do satélite em Banda C ou KU, definem polaridade por variação de tensão, e captam os sinais transformados pelo LNB em banda L (950MHz ~ 2.200 MHz).

A saída conhecida como Loop Out ou IF Out, está presente em alguns receptores e sua principal função é alimentar sinais em um receptor secundário (escravo), desta saída iremos extrair o sinal e alimentar o RTL-SDR, conforme diagrama acima

Muito cuidado ao realizar o procedimento de conexão do Loop Out, a antena de seu dongle RTL-SDR, alguns receptores disparam tensões de 13v e 18v DC para controle de polarização do LNB, essas tensões aplicadas a entrada de antena de seu dongle, danificariam instantânea o mesmo. Como solução existem conectores F que bloqueiam as tensões DC deixando somente os sinais de RF passar.

Conector F DC BlockConector F bloqueador de corrente contínua

Se não dispor de um conector F DC Block poderá contornar está situação utilizando um capacitor de poliéster de 100nf, (experimentei capacitores cerâmicos e obtive menor sensibilidade de recepção) em série com o vivo do cabo RG-6 e a entrada de antena do dongle, bloqueando toda atividade DC existente deixando somente o sinal passar, conforme imagem abaixo:

Filtro DC

Tenha um multímetro sempre em mãos na escala de 20v DC, para certificar se realmente nenhuma tensão está passando após o capacitor em série.

Conversão de sinais da Banda C para Banda L

Como sabemos o LNB atua como um down-converter, recebendo um sinal em frequência alta e transformando em frequência baixa. Atualmente todos os LNB’s de Banda C (3.7 GHz ~ 6.425 GHz) ou Banda KU (10.7 GHz ~18 GHz)  transformam seus sinais em Banda L que varia de (950 MHz ~ 2.200 MHz).

Utilizando Banda C como exemplo, baseando-se nos parâmetros da qual a LO (Oscilador Local) do LNB é da ordem de 5.150 MHz e a frequência que estamos recebendo do satélite é 4.170 MHz, executaremos a seguinte formulá abaixo para obter qual valor está saindo em banda L no LNB.

Oscilador LocalFrequência do satélite = Frequência em banda L
(5150 MHz – 4170 MHz = 980 Mhz) sendo assim o RTL irá receber o sinal do TP 4.170 MHz na frequência de 980 MHz.

Sobre os dongles a serem utilizados

Nos testes utilizei o extinto Elonics E4000, pois constatei que o mesmo tem uma ótima sensibilidade de recepção em banda L, porém a um problema que ocorre em todos os dongles Elonics E4000, em banda L é o famoso gap (trecho do qual o dongle não tem recepção), o range do gap geralmente é de 1.100 MHz ~ 1.250 MHz o que resulta em uma pequena perda de recepção dessas frequências, para contornar esta situação recomendo que tenham um E4000 e um R820T.

Comparações na imagem abaixo.

E4000 x R820T

Vídeo sobre a recepção e mais detalhes dos equipamentos

Os equipamentos utilizados, foram um dongle EzCap 667 E4000, uma antena parabólica banda C 1.5 metros de diâmetro, LNB Gardiner LO 5150 ~ 5700, receptor LogicaSat L4000 (só recebe digital em DVB/MPEG) porém como estamos explorando a FI do mesmo nada disso importa, ele recebe os sinais analógicos na FI da mesma forma, como podem ver no vídeo do software TV Sharp.

Não foi possível obter sincronia no TV Sharp, pois o E4000 não tem banda passante suficiente para decodificar TV analógica corretamente, com o TV Sharp é possível somente demodular o sinal de luminância em modo AM-VSB.

Bom pessoal por hoje é só, adorei esse experimento em breve novidades.
Gostaria de agradecer a minha cunhada Priscila Wanessa Fanis, por ceder a estrutura de seu QTH, pois não disponho de antena banda C instalada em meu QTH.

Forte 73 de PU2VLW.

Anúncios

4 comentários sobre “Visualizando sinais de satélites com RTL-SDR

  1. Boa noite. Gostei do seu artigo.
    Eu queria saber, tem algum aparelho (SKY Gato) que entre nele as antenas via satelite e que transforme como os aparelhos da net, vivo, tv a cabo?
    Queria ligar nas minhas tv pelo rf.