Decodificando áudio e frames da tecnologia D-STAR com DSD 1.7 Windows

Olá pessoal, depois do post “Decodificação de áudio e frames da tecnologia D-Star utilizando Linux” que foi amplamente divulgado no blog rtl-sdr.com, o usuário do youtube identificado como “Skywatcher”, compilou a versão do DSD 1.7 para Windows, porém não disponibilizou a versão para download.

Muitos leitores me escreveram, dizendo que com as informações repassadas pelo suposto “Skywatcher”, estavam confusos e com grandes dificuldades em construir o DSD para Windows utilizando a ferramenta Cygwin e o compilador GCC.

Resolvi colocar a mão na massa e compilar a versão 1.7 do DSD, o processo é simples, basicamente baixe o Cygwin 32 bits e instale o pacote Devel e logo após é os mesmos procedimentos de instalação no Linux, já exemplificado em um post anterior.

Ao compilar tive a opção de encapsular as libs (bibliotecas dll) diretamente no executável dsd.exe, mais optei por não incluir. Pois com as libs incluídas, ao executar o dsd.exe em sistemas operacionais 64 bits, ocorre um erro, do qual não tive muito tempo para pesquisar e solucionar, devido aos contratempos do dia-a-dia, decidi não encapsulá-las no processo de construção do dsd.exe, sendo assim funcionou normalmente em sistemas operacionais 64 bits.

Segue abaixo o link para download

donwload-icon
Senha para descompactar: pu2vlw

Procedimentos para utilização

Baixe o arquivo extraia acima e extraia, logo em seguida execute o arquivo de lote “dsd-dstar.bat”, pronto o DSD , já irá trabalhar com os dispositivos de reprodução e gravação, padrões do Windows, caso não queira utilizar o arquivo de lote, poderá ir via prompt de comando até a pasta do dsd e executar a instrução a seguir:“dsd -i /dev/dsp -o /dev/dsp -fd” (sem aspas).

DSD 1.7 Windows ou Linux ?

DSD 1.7 Windows x Linux

Como mero usuário da ferramenta posso dizer sinceramente, minha opinião.

DSD sobre Linux, se provou superior em vários aspectos, comparado a versão para Windows, notei que sobre Windows a qualidade sonora é bem inferior, também poderá ocorrer em algumas interfaces padrão AC’97 consumo excessivo de CPU, fazendo picotar e estalar de forma demasiada o áudio.
Já no Linux não há tanto consumo de CPU e DSD parece fluir melhor, já que foi escrito para esta plataforma.

Uma vantagem que poderemos obter em Windows é a praticidade para usuários que não possuem nenhum grau de intimidade com Linux, facilitando muito o uso de muitos usuários.

Vejam abaixo DSD 1.7 trabalhando em Windows, utilizando o mesmo baseband citado no artigo DSD sobre Linux.

Em windows a qualidade do áudio é inferior, e mais erros ocorrem, apesar de ter utilizado um baseband, contendo interferências. Também recomendo se for utilizado SDR# que seja desabilitado a opção “Filter Audio” e mantenha o nível de volume alto, para encaminhar o áudio utilizei o software VB Audio Virtual, que pode ser baixado em
http://vb-audio.pagesperso-orange.fr/Cable/

Vejam também o primeiro artigo da série decodificando D-Star em linux, clicando aqui.

Gostaria de agradecer aos amigos portugueses Jorge Santos CT1JIB e Pedro Ribeiro CT7ABP, que me ajudaram prontamente com baseband para estudos.

Até a próxima, forte 73 de PU2VLW.

Anúncios

5 comentários sobre “Decodificando áudio e frames da tecnologia D-STAR com DSD 1.7 Windows

  1. Olá Vinicius, Você já fez algum teste, ou pensa em fazer teste com um RaspBerry Pi??? Se funcionasse legal igual aos testes em linux que vc fez, seria interessante ter no carro ou portátil para decodificar estes frames. Neste caso poderia utilizar um rádio externo, retirando o audio do discriminador, a o Raspberry ficaria com a carga somente do DSD. 73. Paulinho PU2PHK – Votuporanga – SP.
    Parabéns pelo BLOG.

  2. Saudações de Espanha Vinicius, eu baixei a sua compilação para Windows, mas ele não funciona, nenhum sinal de áudio detectado. Tenho a SDRSHARP e Virtual Cable VB-Audio. Eu tenho que usar o software adicional ou devo alterar algumas configurações?

  3. Muito bom o os Post referente a sdr .uma dúvida como que liga um receptor sdr a internet para ser visualizado ..pelos amigos radioamadores exemplo pu2mstsdr.net:88 achei interessante mais não vi tutoriais ensinando a fazer …fico grato se alguém poder me ajudar .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s