ISS inicia transmissões em DATV no padrão DVB-S

No último dia 06/03/2014 por volta das 10:00 UTC, foi instalado no módulo Columbus da Estação Espacial Internacional (ISS), um módulo de DATV (Digital Amateur Television).

O módulo foi ligado brevemente para testes, e todos os led’s informaram seu funcionamento nominal, sendo assim o mesmo está pronto para uso.

ATV ISSPainel do módulo de ATV instalado na ISS

A primeira etapa de testes ocorreu no dia 08/03/2014, iniciando os testes com o prefixo OR4ISS, o transmissor de vídeo foi ligado com a seguinte configuração.

  • Utilizada a antena 41 da ARISS
  • Frequência: 2.422 GHz
  • Symbol Rate (1,3 Ms/s)

Esta transmissão ocorreu sobre a passagem da ISS pela Europa Ocidental por volta de 13:27 UTC.

Por volta de 13:29 UTC a estação oficial em terra recebeu os sinais e transmitiu-os para web através do site batc.tv, que atualmente pode ser visualizado os 4 canais disponíveis (ISS1,ISS2,ISS3,ISS4).

Vale salientar que o canal ISS4, será transmitido pela estação IK1SLD, que está localizada ao norte da Itália.

Como reportado pela AMSAT italiana, qualquer estação amadora que possua uma Antena, um LNB Banda – S (2.3 ~ 2.7 – L.O. 3650 MHz), um receptor comum capaz de receber sinais no padrão DVB-S e uma tv convencional, podem copiar os sinais transmitidos pela ISS, conforme esquema abaixo.

DVB ISS

Durante as passagens da ISS diversas configurações serão testadas, o sinal de DATV está presente 24 horas em funcionamento, porém a câmera não estará ligada permanentemente, devido ao sistema das mesmas serem alimentadas por pilhas e não são previstas substituições frequentes.

Quando as câmeras estiverem desligadas, será transmitido uma imagem em branco chamada de “blank mode”.

As recepções em “branco” podem ser relatadas em:
http://www.spaceflightsoftware.com/ARISS_FSTV/submit.php

O módulo foi instalado com intuito do programa de educação espacial, que visa prover comunicação entre alunos e instituições de ensino com a ISS, através do intermédio de radioamadores devidamente licenciados.

Com essa nova modalidade do DATV, os alunos podem efetuar os chamados via VHF, já utilizado atualmente e visualizar em tempo real, o que está ocorrendo na estação espacial internacional, durante o processo de passagem.

Veja o vídeo dos testes de recepção realizados:

Gostaria muito de participar desse experimento, porém atualmente não disponho de condições financeiras para adquirir um LNB Banda – S, e também não sei ao certo quanto tempo o experimento ficará ativo na ISS.
Caso algum radioamador disponha do equipamento, (ou até uma compra conjunta), e quiser realizar experimentações, entre em contato pois ficarei muito grato em participar.

Inclusive localizei um fornecedor Chinês, que dispõe do fornecimento de uma única peça, pois geralmente nas pesquisas só vão encontrar solicitações de produção em alta escala.

73 de PU2VLW

Anúncios

2 comentários sobre “ISS inicia transmissões em DATV no padrão DVB-S

  1. Vinicius, você se lembra daquele sistema de TV por assinatura chamado “MMDS”? A antena parecia muitas vezes uma espiral (ganhou o apelido de “rabinho de porco”). Eu tenho quase certeza que o LNB daquelas antenas fica próximo a esta QRG. Só uma idéia 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s