Transmissões em SSTV pela ISS (80º Aniversário de Iuri Gagarin)

Caros seguidores, nos dias 21, 22, 23 e 24/02/15, novamente os cosmonautas russos utilizando o indicativo RSØISS, presentaram os radioamadores de todo mundo, com belíssimas imagens em comemoração ao octogésimo aniversário do primeiro cosmonauta soviético Iuri Gagarin.

Foram transmitidas de forma sequencial uma coleção contendo 12 imagens comemorativas, o formato utilizado foi SSTV modo PD180 na frequência de 145.800 MHz, em intervalos de 3 minutos, (3 minutos com transmissão e 3 em silêncio).

De início as transmissões estavam agendadas para o sábado dia 21/02, mais foram canceladas devido ao agendamento de um EVA (Atividades Extra Veicular), como prevenção e segurança decidiram reagendar as transmissões pós finalização da atividade.

EVA- 29Astronautas Barry Wilmore e Terry Virts, realizando a EVA. (Imagem: NASA TV)

No total realizei 4 recepções, pois grande parte das passagens ocorreram em horários desfavoráveis a minha disponibilidade, a melhor previsão ocorreu dia 22/02 as 22:43, porém a ISS passou em silêncio total, conforme simulação abaixo:

Orbitron ISS

Com muita dedicação e ajuda de minha querida esposa, que me apoia em todas (“Até antena ela carregou”), recomecei novamente na noite do dia 23/02, apesar das passagens com baixa elevação, utilizando uma antena yagi 5 elementos e um receptor ICOM IC-R3, realizei a coleita de bons frutos.

Imagens capturadas dia 23/02

Conforme agendamento as transmissões seriam encerradas dia 23/02/15, porém os cosmonautas resolveram dar uma colher de chá e dia 24/03 as 07:37,  a previsão era otimista, conforme imagem abaixo:

Predict ISS 24/02/15

Devido aos compromissos com o trabalho resolvi utilizar uma antena vertical MA-6000, em um ICOM IC-229H, utilizando um software para gravar a entrada de áudio, nesta passagem foram extraídas mais 2 imagens, porém com algumas irregularidades devido a antena utilizada não ser apropriada ao feito.

Imagens capturadas dia 24/02

Diploma de participação SSTV

Radioamadores poloneses criaram um certificado de participação referente as atividades de SSTV, oriundas da ISS (Estação Espacial Internacional), com intuito de homenagear o primeiro cosmonauta no espaço e a missão.

Diploma ARISS - SSTV ISS

Está previsto a disponibilização da versão impressa, porém será necessário que o interessado informe, seu nome, sobrenome e indicativo de chamada, e efetue upload de suas imagens no site da ARISS.

Para maiores informações sobre o certificado, clique aqui.

Para efetuar o upload das imagens recebidas utilizem o link abaixo:

http://www.spaceflightsoftware.com/ARISS_SSTV/submit.php

Abaixo disponibilizo algumas imagens que são interessantes a esse post.

Gostaria de agradecer ao Alexandre Defendi (PU2PLP), que me ajudou, emprestando sua antena direcional de fabricação própria, que por sinal  é uma excelente a antena.

73 a todos de PU2VLW