Semana da recepção de imagens dos satélites NOAA – 06/03/15

NOAA 19 | 06/03/2015 05:42 UTC

Olá seguidores, dando continuidade a semana destinada a recepção de imagens dos satélites NOAA, desta vez optei por utilizar o RTL-SDR R820T, e obtive bons resultados, porém encontrei um problema técnico (falta de calibragem do SDR) que somente foi percebida quando o satélite já estava em 17º de elevação.
Porém resultou um processamento maior do mapa da região sul.

Segue abaixo dados sobre a passagem, que resultou as imagens acima:

:: Detalhes da passagem :: NOAA 19 06/03/15 05:42 UTC
:: Detalhes da passagem ::
NOAA 19 06/03/15 05:42 UTC

NOAA 18 | 06/03/2015 07:03 UTC

Recepção utilizando RTL-SDR R820T e antena DCA, também obtive bom resultado, apesar de ter nítido conhecimento que o Fun Cube Dongle, tem filtros mais avantajados contra ruídos, essas imagens são a prova, de que não se faz necessário o uso de LNA (Low Noise Amplifier) ou receptores com custo elevado, para se obter boas imagens.

Segue abaixo dados sobre a passagem, que resultou as imagens acima:

NOAA 18 06/03/15 07:03 UTC
:: Detalhes da passagem ::
NOAA 18 06/03/15 07:03 UTC

Peço a compreensão de todos, pois como podem ver nos infográficos acima, as passagens dos satélites NOAA, ocorrem durante a alta madrugada, e nesta data não efetuei a recepção do NOAA 15, pois estava próximo ao horário de afazeres para se deslocar ao trabalho.

Queria salientar que recebi algumas críticas nos últimos dias, de algumas pessoas desocupadas, que aposto não ter a mínima capacidade de se dedicar a uma ferramenta como essa denominada “blog”, ideal e objetiva para compartilhar e adquirir conhecimentos.

Toda vez que isso ocorre, me causa certa tristeza e impotência, que desestimula  a vontade de redigir novos artigos.

Pois já privei noites preciosas de sono, efetuando testes, redigindo artigos, para disseminar o conhecimento da forma mais clara possível, e gratuitamente. Em nenhuma ocasião, negociei conhecimento em troca de dinheiro.

Faço isso por amor ao hobby, enquanto estiver seguidores satisfeitos e me apoiando eu continuo firme !

Gostou ? Veja como e quais procedimentos são realizados para efetuar a recepção, clicando aqui!

73 de PU2VLW!

Anúncios

9 comentários sobre “Semana da recepção de imagens dos satélites NOAA – 06/03/15

  1. Hô Vinicius Desanima não Rapaz!!! não ligue pra esses comentários maldosos vindo de indutos que não tem a capacidade de ver a importância do seu excelente trabalho rapaz. Parabéns, 73.

  2. Parabéns pela iniciativa. Radioamadorismo é isso. Quem crítica é por inveja de não ter capacidade para entender e compartilhar destas experiências que sobremaneira são impregnadas do verdadeiro espírito de ser radioamador. Infelizmente tem isso em todos os níveis de atividade humana. Aqui não seria diferente. Siga em frente e não se deixe abater com esses que não entendem e são meros apertadores de PTT sem nenhum conteúdo.

  3. Só árvore com frutos leva pedrada, meu caro! Seu blog é um show, e posso dizer com tranquilidade que está entre os três melhores do país! Forte 73

    • Muito obrigado, meu amigo, como já dito anteriormente por mim, é o incentivo de colegas como você, que tenho prazer de compartilhar um pouco do meu conhecimento.

      73 de PU2VLW

  4. Seu blog ao meu ver é o mais completo que eu conheço quando se fala de SDR, essa ferramenta incrível que conheci recentemente a qual montei a pequena estação de rádio, sou radioamador e não domino com perfeição o inglês, quando tenho qualquer dúvida quando não são muito técnicas, encontro sempre no seu blog, sempre haverá idiotas ignorantes na web, não desista amigo!!!

    PU2CAM
    Alexandre Almeida
    Brasília – capital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s