Recepção SSTV no satélite FltSatCom 8 (Bolinha)

Olá pessoal, a algum tempo tenho notado a presença de modos digitais em vários transponders lineares do antigo satélite militar americano FltSatCom8.

Para quem não conhece a rede de satélites UHFSatCom, é uma rede de satélites geoestacionários pertencente ao exército norte-americano, lançados entre 1972 e 1992, vulgarmente conhecido no Brasil, como “Bolinha”.

Seu modo de operação, resume-se em transponders lineares, do qual o sinal de entrada modulado for FM a saída será modulada em FM, válido para outros modos como SSB e AM.

Atualmente cogita-se que a rede está em desuso para fins militares, mais por se tratar de um instrumento militar, não está destinado a uso comum, “qualquer transmissão efetuada pode se considerar crime contra as telecomunicações, passivo de multa e prisão, além da violação de direitos e tratados internacionais”.

Em 2009 ocorreu a operação denominada “Operação Satélite”, a qual tinha como principal foco, lacrar estações clandestinas, e decretar prisão a seus operadores, que por sua vez utilizavam o satélite para efetuar comunicações. Segue abaixo 2 reportagens resgatadas no youtube, que documentam o feito.

Para maiores informações sobre a rede UHFSatCom, recomendo a leitura de um artigo redigido, pelo Adnei PY2ADN, clique aqui.

Dados da recepção

Utilizando um receptor SDR, baseado no RTL-SDR e uma antena caseira (construída por mim), apelidada pelo amigos de “drone” (em breve posto fotos da mesma), efetuei a recepção desta imagem, na frequência de 252.150 MHz, utilizando o software MMSSTV, no modo Martin 1.

SSTV UHFSatCom

 

Durante toda edição deste post o sinal esteve presente, porém sempre transmitindo a mesma imagem, vejam abaixo o vídeo contendo detalhes da recepção e os softwares utilizados.

73 de PU2VLW. Até o próximo artigo.

Anúncios

Um comentário sobre “Recepção SSTV no satélite FltSatCom 8 (Bolinha)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s