Tempestade atinge Santo Antônio de Posse – 18/02/2017

Na madrugada de 18/02/17 uma forte tempestade composta por ventos e chuva de granizo atingiu a cidade de Santo Antônio de Posse – SP (Região Metropolitana de Campinas).

Desastres ocorreram em diversos pontos da cidade, várias casas, comércios e repartições públicas foram destelhadas ou tiveram prejuízos com queda de árvores ou objetos que se soltaram durante a ventania.

Provavelmente essa tempestade foi a mais devastadora dos últimos 5 anos.
Mantenho uma estação meteorológica em funcionamento, com intuito de coletar e compartilhar dados climáticos da cidade, que atualmente não possuí estação de superfície oficial.

A tempestade teve duração aproximada de 2 horas, registrando um índice pluviométrico de 82.2 mm, portanto choveu-se no período de duas horas o que seria estimado para um mês.

Estação Meteorológica - PU2VLW
Estação Meteorológica mantida por PU2VLW – Vinicius Lenci, constatando o índice pluviométrico.

Analisando o gráfico de pressão atmosférica, podemos notar claramente, que em torno das 16h00 houve uma substancial queda de pressão, chegando a registrar índices de 1016 hPa. Este declínio seguido de ascensão indicou claramente a ocorrência de uma tempestade.
A chuva teve início aproximado em 17/02/17 23h45.

Gráfico de Pressão Atmosférica
Gráfico de Pressão Atmosférica [hpa]
Gráfico de Precipitação Chuva / mm
Gráfico de Precipitação Chuva / mm

Os ventos castigaram com rajadas de aproximadamente 83 km/h, com maior intensidade entre 00h10 até 00h20 do dia 18/02/17,  combinados a mudanças bruscas de direção. Também é possível visualizar no primeiro gráfico as altas temperaturas registradas na tarde do dia 17/02/17.

Temperatura / Rajadas / Direção
1 – Temperatura x Ponto de Orvalho (ºC) | 2 – Velocidade Vento x Rajada de Vento (km/h)  | 3 – Direção do vento (º Graus)

No decorrer da tarde andei pela cidade registrando alguns prejuízos gerados pela tempestade, com destaque para uma torre de aproximadamente 35 m utilizada por um provedor de internet local que não resistiu e veio a ceder.

Para muitos pode não representar nada, mais fico triste quando isso ocorre, pois sei como é dificultoso o investimento para se construir uma torre e após instalar equipamentos caríssimos ela cede e tudo fica destruído, contudo a queda não feriu nenhum morador da redondeza que é o mais significante.

Provavelmente a queda tenha ocorrido entre 00h15 e 00h19.

Os dados de minha estação meteorológica são públicos e estão compartilhados na plataforma Weather Underground, podem ser acessados pelo link abaixo ou pelo aplicativo Weather Underground, disponível na Play Store (Android) e Apple Store (IOS).

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISANTOAN6

Weather Underground para Android

Abraços a todos e até o próximo post.

Anúncios

4 comentários sobre “Tempestade atinge Santo Antônio de Posse – 18/02/2017

  1. Parabéns pelo trabalho de divulgação. Só uma curiosidade, seu equipamento não conta raios? Pelo que me lembro nunca tinha visto tantos raios em sequência, praticamente não tinha intervalo, sem contar os prejuízos com eles também. Obrigado pelas informações.

  2. Boa tarde Vinicius, realmente foi muito triste mesmo porque essa torre e provedor de internet da empresa ARTENNET.
    Deixando vários assinante sem sinal de internet , estamos agilizando para que tudo volte a funcionar mas rápido possível .
    como caiu raio afetou vários equipamentos tendo ai um prejuízo mas menos 80 mil reais.
    abraço
    lourdes

    • Boa noite Lourdes, é o tipo de cena que não gostamos de ver, como já disse anteriormente, os demais provedores operantes na cidade, deveriam se solidarizar e emprestar temporariamente seus POPs para restabelecimento. Minimizando os transtornos aos clientes.

      É nessa hora que a solidariedade e a vontade de fazer uma nação melhor deve existir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s