Sobre

Vinicius Lenci, é desenvolvedor de sistemas, atualmente trabalha na empresa Química Amparo – Ypê

Entusiasta fanático por tecnologia desde 1998, quando iniciou-se na informática ainda com idade muito precoce, mais com muito incentivo de seus familiares em especial seus tios Carlos Alberto Lenci e Paulo Lenci.

Fascinado ao conhecer o mundo do radioamadorismo, por meio de seu tio Paulo Lenci (PU2MIZ), veio se apaixonar tornando-se seu hobby favorito. Em especial se dedica a rádio escuta de satélites, radiossondagens, emissoras broadcasting dentre outros modos digitais.

Neste blog será abordados assuntos diversificados abrangendo vários temas relacionados a tecnologia e radioamadorismo.

Acessem meu qrz.com, clicando aqui !

19 comentários sobre “Sobre

  1. Prezado Vinicius,
    pesquisando s/ o dongle com sdr deparei com uma informação muito relevante que o senhor relatou s/ a importância do diodo SMD BAV99.
    Pela minha pergunta irá notar o quanto sou leigo no assunto em questão.
    A indagação é a seguinte: não tendo este diodo no meu dongle, basta solda-lo?
    Aproveitando o questionamento, existiria algum outro recurso para adaptar diretamente na antena externa?
    Agradeço a gentileza de sua orientação.
    Aldo Luiz

    • Olá Aldo, sobre as questões acima basta solda-lo como você disse, mais recomendo que o procedimento seja executado com uma estação de solda para componentes SMD, devido a fragilidade das trilhas e componentes existentes neste circuito, caso for soldar com ferro de solda normal desligue o mesmo da energia ao soldar o diodo para evitar de danificar o dongle.

      Sobre a adaptação diretamente na antena externa, você poderia colocar 2 diodos 1N4148 em sentido oposto dentro do conector, mais não sei te dizer se afetaria a capacidade de recepção, isso me despertou uma curiosidade, apesar de não dispor de muitos equipamentos de bancada para testes vou fazer algo prático para verificar se há alguma diferença.

      Mais o ideal é soldar no dongle mesmo o diodo, podem ser usados o BAV99, A7W, KJE e em último caso o 1N4148, não utilize o dongle sem proteção, pois devido ao transiente estático presente na antena externa, mais cedo ou mais tarde ele perderá por completo a sensibilidade de recepção.

  2. Olá, Vinicius. Tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo blog!, muitas informações úteis.
    Tenho uma dúvida. Seguindo seu tutorial para instalação e configuração do orbitron e do SDR# não consigo fazer o primeiro exibir na lista Rotor/Radio o SDR#.
    Fiz conforme mencionou a adição do comando [Drivers] no arquivo.

    Obrigado.
    73 – PU4BIC

  3. Nobre, bom dia, estive lendo seus posts sobre arduino e eu estou tentando algo, mas utilizando uma catraca de caminhão como rotor, seria possível fornecer seu código para que eu pudesse efetuar alguns testes com o meu projeto mecânico? desde já vos agradeço pela atenção e pelo tempo despendido a leitura desta mensagem.
    73’s ao colega
    PY5KYW – Marcelo

  4. Caro vinicius,

    Estou muito interessado na operação digital SDR, mas com muitas dúvidas. e vendo suas postagens, me animou muito, você é muito didático e sua forma de exporto é para mim muito clara.
    Primeiro saiba que sou apaixonado pelo QRPismo, sou fiel ao meu DM5 – QAP QRG 7030Mhz – PWR 5 Watts antena vertical cortada para 7030mhz., do meu amigo SK PY2WM – dEMARCO, pois quando morava em São Paulo, eramos vizinhos de bairro ( ele no Brooklin eu em Congonhas).
    Com a grande dificuldade que enfrentamos com a propagação nos 40 metros, fui obrigado a adquirir um IC-718-DSP, com a finalidade dessa nova operação SDRzdero, o qual De Marco me incentivou a utilizar também.
    Gostaria de saber se o meu radio poderá ser utilizado como o seu IC-706????

    E se o panadaper e o CI-V e o meu LENOVO NOTEBOOK, seriam suficientes para iniciar aos meus sonhos digitais?????
    Estou namorando vários outros sonhos, mas todos longe do meu BOLSO , por exemplo FLEX-3000.
    Agradeço antecipado suas dicas e fico ao seu QRV para outras informações.
    Forte 73
    PP7NM – Nel
    Maceió/AL
    nelsonamartins@hotmail.com
    ou skype – fcebook – google – qrz –

  5. AMIGO VINICIUS,
    FUI XERETAR SEU QRZ.COM, E CONSTATEI QUE TALVEZ VOCE TENHA IDO Á SERRA NEGRA/SP NUM EVENTO QUE PROMOVI NA FESTA DE 165 ANOS DE SERRA NEGRA.

    NAQUELA ÉPOCA EU AINDA MORAVA EM SERRA NEGRA, MEU INDICATICO ERA PY2RCM-MART
    aGORA ESTOU MORANDO AQUI EM MACEIÓ/AL, ESTAREI VIAJANDO DIA 22 DE AGOSTO PARA AMPARO/SP, VER MEU FILHO QUE SE ACIDENTOU NA ESTRADA DE AMPARO ENFRENTE AO IPE
    fTE 73
    PP7 NM

  6. saudações vinicius, sou joao borges, jostec piaui, vi um trabalho que postou em programação pic. atm,tlc. tenho muito interesse estou te propondo uma possível parceria, em alguns projetos. tenho vasto conhecimento em eletrônica, automação e sou bacharelado em ciências da computação. atuo em fornecimento de sistemas e projetos em hotelaria. estarei em são Paulo próximo mês preciso falar contigo tenho certeza que vai gostar dos projetos que poderar participar. abaixo meu e-mail e telefone pra contato. acrescendo ainda que o telefone que te passo e o mesmo do zapzap.. se tiver interesse contate -nos.

  7. Caro PU2VLW:

    Uma façanha muito interessante este plugin com display! Parabéns! A idéia já está muito interessante, mas gostaria de incentivar o colega a incrementar o seu SDR utilizando o sistema acoplado a um visor do tipo touchscreen de 3.2 16bit. No caso, seria uma combinação do LCD com o plugin criado para funcionamento em Linux + uma tela touch funcionando a partir de um Raspberry Pie rodando uma distribuição Linux com software específico para SDR. No visor LCD iria a informação de frequência ouvida bem grande para facilitar a visualização. No visor touch a visualização do software SDR, para navegação tátil do espectro magnético. Tudo isso em uma caixa feita especialmente para o sistema. Gostaria muito de realizar tal projeto se tivesse os conhecimentos técnicos necessários. Não tenho curso em eletrônica e nem sou radioamador (ainda – sou Radioescuta). Fica a dica caso um dia anime de executá-lo. 73!

  8. Bom dia Vinicius, sou o Charles de Jaguariúna, conversamos ja ha um bom tempo atras em VHF, então você é sobrinho do paulinho MIZ de Pedreira? Grande amigo nosso aqui, ja morei em Pedreira e ja troquei muitos QSOs com o Paulinho PU2MIZ.
    Eu gostaria de lhe consultar pra ver se pode me ajudar com uma antena, se puder fazer um contato comigo por Email eu agradeço.
    Charles PU2TBK

  9. Vinicius , me chamo Gabriel , pu3 ggg , gosto muito de escutar sinais de satelites . possuo atualmente equipamento de vhf , computador com orbitron . Que outro equipamento me aconselha para aperfeiçoar mais minhas escutas ? . Te agradeço . Abraços

    • Olá PU3GGG, recomendo que tenha um LNA (Low Noise Amplifier), também um SDR (Rádio Definido por Software), pois os satélites tem características distintas como:

      – Largura de banda
      – Modo de transmissão
      – Correção de efeito Doppler

      Dentre outras coisas que ficariam inviável em um simples receptor de VHF, um RTL-SDR hoje custa em torno de R$ 40,00. Muito barato e bem útil.
      Quanto as antenas você pode construí-las em casa.
      Se precisar de mais ajuda, estou a disposição

      Forte 73 de PU2VLW

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s